Mynatal

World Press Photo regressa à Maia

World Press Photo regressa à Maia

O World Press Photo está de volta à Maia, a única cidade portuguesa a receber este ano a prestigiada exposição de fotojornalismo. Para ver nas Galerias do Fórum da Maia, de 31 de outubro a 22 de novembro.

O World Press Photo junta e premeia diversas fotografias em diferentes categorias, como assuntos contemporâneos, ambiente, notícias gerais, projetos de longa-duração, natureza, pessoas, desporto e notícias de última hora.

Este ano, apresentaram-se a concurso 73.996 imagens, de 4.282 fotojornalistas, oriundos de 125 países.

Foram premiados 44 profissionais, de 24 países. A imagem de um jovem iluminado por luzes de telemóveis enquanto recita poesia, entre a multidão de manifestantes a favor de um governo civil no Sudão, venceu o prémio de fotografia internacional desta edição. O autor da imagem distinguida é o japonês Yasuyoshi Chiba, editor de fotografia da agência de notícias francesa AFP na região de África Oriental e Oceano Índico.

 “Esta exposição espelha acontecimentos do ano de 2019, promovendo uma reflexão sobre o mundo atual e sensibilizando cada um dos visitantes para a existência de desafios comuns, para os quais todos podem e devem contribuir”, salienta a Câmara da Maia, que pretende utilizar esta exposição para sublinhar a pertinência da Agenda 2030, bem como a importância dos contributos locais para os desafios globais.

“Cada visitante poderá encontrar e relacionar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Município em cada história retratada nesta exposição. Existem também duas zonas preparadas para a participação ativa dos visitantes, bem como material concebido especificamente para visitas de estudo”, avança a autarquia.

A exposição poderá ser visitada, gratuitamente, de 31 de outubro a 22 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 23h.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a entrada será condicionada, o uso de máscara e o distanciamento físico são obrigatórios, e todos os visitantes terão de desinfetar as mãos à entrada e respeitar os circuitos de circulação da exposição.

Para mais informações ou inscrições: [email protected].  

Foto de entrada: World Press Foto do Ano – Yasuyoshi Chiba, Japão, Agence France-Presse

PUB
juliana.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=mrec&utm_term=mrec&utm_content=021120-institucional&utm_campaign=juliana

Viva! no Instagram. Siga-nos.