PUB
Philips S9000

World Press Photo no Fórum da Maia

World Press Photo no Fórum da Maia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
De 27 de maio a 16 de junho, o Fórum da Maia acolhe as imagens vencedoras do 60.º concurso anual da World Press Photo, selecionadas a partir de um total de 80.408 imagens produzidas por 5.034 fotógrafos de 126 países.

A foto do ano para a World Press Photo é da autoria de Burhan Ozbilici, fotógrafo turco da Associated Press. Mostra o polícia Mevlut Mert Altintas, armado, gritando e esbracejando, instantes depois de ter assassinado a tiro o embaixador russo na Turquia.
Burhan Ozbilici, fotógrafo da Associated Press, passou por uma exposição em Ancara ao final da tarde. Não podia imaginar que seria uma testemunha do assassinato do embaixador russo na Turquia, nem que os tiros disparados pelo polícia Mevlut Mert Altintas – e captados pela sua câmara – lhe dariam o primeiro prémio do World Press Photo 2017.
A imagem foi a vencedora, mas gerou controvérsia. “É a imagem de um assassinato, com o assassino e o morto, ambos na mesma fotografia. Moralmente é tão problemático como publicar um terrorista a decapitar a vítima”, comentou Stuart Franklin, presidente do júri do concurso que admitiu, depois, ter votado contra a foto de Ozbilici.
A partir de 27 de maio, e até 16 de junho, poderá ver no Fórum da Maia as imagens vencedoras do 60.º concurso anual da World Press Photo, selecionadas a partir de um total de 80.408 imagens produzidas por 5.034 fotógrafos de 126 países.
Referência mundial do fotojornalismo, a exposição dá a conhecer ao público, através das imagens premiadas pela World Press Photo, algumas das questões cruciais com as quais povos e sociedades de todo o mundo se defrontam na atualidade e que, em muitos casos, se repercutem além das suas fronteiras e mesmo à escala global.
A World Press Photo realiza-se na Maia há 17 anos e a autarquia considera “prestigiante para o Município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da Europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos#, considera a Câmara da Maia.
A exposição poderá ser visitada de terça a domingo, entre as 9h e as 22h, e a entrada é gratuita.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão