É constituída exclusivamente por médicos-músicos de vários países que dão concertos de beneficência por todo o mundo e vai estar, pela primeira vez, em Portugal com o seu maestro titular Stefan Willich para dois concertos. O espetáculo vai passar pela Casa da Música, no Porto, a 21 de setembro, depois de, no dia 20, estar em destaque na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
As receitas desta iniciativa, onde os médicos trocam as suas batas por roupa de gala em prol da música e da beneficência social, vão reverter a favor da organização não-governamental Health4MOZ – Health 4 Mozambican Children and Families -, tendo como objetivo “permitir a reconstrução do Hospital Central da Beira, profundamente devastado pelo ciclone IDAI” assim como a “reorganização dos seus serviços e a formação dos seus profissionais”, indica o comunicado enviado às redações.
O programa conta com a estreia absoluta de Arsis e Thesis, uma obra para clarinete e orquestra do compositor português Eurico Carrapatoso, assim como a 4ª Sinfonia de Anton Bruckner. De referir que, em Portugal, os concertos são organizados pelo médico Bernardo Duque Neves, membro regular da World Doctors Orchestra desde 2014.
Fundada há mais de 10 anos, a orquestra tem permitido, “graças a esforços como estes, angariar mais de um milhão de euros a favor de instituições ligadas aos cuidados de saúde de populações mais desfavorecidas”, relembra Carla Rêgo, presidente da Health4Moz.