
A inauguração carimba o início das celebrações do 20.º PortoCartoon – World Festival, evocando umas das grandes figuras do certame de humor: o cartunista francês Georges Wolinski, assassinado no ataque terrorista de 7 de janeiro de 2015 na redação do Charlie Hebdo.
A mostra reúne cerca de 70 livros da autoria de Wolinski, além de muitas expressões do antigo presidente do júri do PortoCartoon – World Festival, sobre a importância da liberdade e do humor. Wolinski foi presidente do júri durante uma década.
Refira-se que na inauguração da mostra marcará presença o cartunista brasileiro Cau Gomez, que terminou a sua residência artística na Casa Wolinski no final de dezembro,.
O convite à participação no PortoCartoon 2018 está a ser lançado aos artistas de todo o mundo. “Limpar O Planeta” é o tema principal. Já Amália Rodrigues e Woody Allen são os nomes para Prémios Especiais de Caricatura. Está também a decorrer a receção de trabalhos do novo certame nacional, o PortoCartoon Juvenil, sendo que a data limite para ambos é o dia 28 de fevereiro.
A mostra “Liberdade + Humor = Wolinski” ficará patente no Museu Nacional da Imprensa até 31 de março.