Em declarações à Lusa, Rui Torrinha, responsável pelo festival, que decorre até dia 8, explicou que em 2017 as novidades passam pela abertura do evento a quatro novos espaços (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, Convívio Associação Cultural, Bar da Ramada e All Guimarães), e a colaboração com o festival norte-americano South by Southwest Festival (SXSW), que traz a Guimarães três “curtas”.
“Temos uma edição aumentada, com mais concertos, mais dias e mais número de palcos, mas assente nos três pilares que deram origem ao Westway Lab: processo, pensamento e produto”, apontou o responsável.
O cartaz traz 20 concertos, sendo que 15 têm acesso gratuito, Residências Artísticas, Conferências PRO, Talks e Showcases, que reúnem em Guimarães nomes como Sara Thorstensson e Linda Brandemark, da BILDA, Mattias Tell, do KulturUngdom, nomes da música como Jaran, com Yafeni, e Buslav, com Urso Bardo, Adée, Ohrn, Joel Sarakula, Cristóvam, Maybe Canada, The Jools, Serushiô e Vienna Ditto, Papercuts ou os You Can’t Win, Charlie Brown, entre outros.
O festival arranca esta quarta-feira com as Residências Artísticas que tiveram lugar no Centro de Criação de Candoso (CCC), entre 27 de março e 4 de abril, “um dos vetores mais distintivos do festival”, cujo resultado é dado a conhecer ao público nos ‘Showcases’ que terão lugar no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
As Conferências PRO, que acontecem no Palácio Vila Flor, “redobram os seus esforços para incentivar a partilha de conhecimento do mercado da música entre profissionais de topo e as comunidades de artistas, nacionais e internacionais”, e têm um momento alto com a deslocação a Guimarães de Mirko Whitfield, representante europeu do SXSW, e de Claudette Godfrey, da SXSW Film.
Ainda esta noite, o palco do CCVF está reservado para as atuações de Jaran com Yafeni e Buslav com Urso Bardo e, terminados estes ‘showcases’, segue-se o concerto dos The Mondanes, “um dos mais excitantes novos projetos da cena musical sueca”.
A quarta edição do Westway Lab Festival termina sábado com a atuação dos Papercutz que trazem na bagagem o novo álbum de originais, “King Ruiner”.