Uma das etapas da 75ª edição da “Vuelta a Espanha” iria passar por Porto e Matosinhos mas, face à pandemia por Covid-19, a vinda a Portugal foi cancelada.
Tendo em conta a imprevisibilidade da pandemia do Covid-19 e as alterações impostas pelo calendário internacional de ciclismo, as autarquias de Porto, Matosinhos e Viseu e a Unipublic, organizadora da La Vuelta 2020, decidiram pelo cancelamento da vinda da Volta a Espanha a Portugal.
Considerada uma das três maiores provas mundiais de ciclismo, a 75ª edição da “Vuelta” a Espanha seria a mais internacional de sempre, com metas em quatro países: Holanda, França, Espanha e Portugal.
Portugal iria ser palco de duas etapas. A 18.ª etapa, designada “Porto/Matosinhos”, estava prevista para 3 de setembro. Com início na Galiza, terminaria no Porto, passando por Matosinhos, mais concretamente pelas praias de Leça da Palmeira e pelo interior da cidade.
A etapa seguinte, agendada para o dia 4 de setembro, iria partir de Viseu e passar pela Serra da Estrela, com uma subida à Torre, tendo o seu final em Ciudad Rodrigo.
No entanto, as autarquias do Porto, Matosinhos e Viseu e a Unipublic concluíram não ser possível garantir a realização das duas etapas num clima de festa e de segurança para todos.