PUB
Recheio 2024 Institucional

Voos da easyjet estão a ser cancelados

Voos da easyjet estão a ser cancelados

Um sindicato da aviação civil comunicou, esta terça-feira, 13 de agosto, que a easyJet decidiu cancelar todos os voos no Porto abrangidos pela greve, até ao início da manhã. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) apelou à empresa para usar o bom senso e evitar a paralisação marcada para esta semana.

De quinta-feira a sábado, dias 15 a 17 de agosto, decorrerá uma greve dos tripulantes de cabine da easyJet, convocada pelo SNPVAC após aprovação em assembleia-geral com 99% dos votos, de acordo com o Porto Canal. A decisão foi tomada devido à falta de resposta da companhia a várias tentativas de resolver questões laborais, como a escassez de pessoal e o aumento das horas de trabalho.

Em comunicado, o SNPVAC revelou que, na segunda-feira, 12 de agosto, a easyJet já tinha cancelado 42 voos, somando-se aos 174 anteriormente cancelados nos aeroportos nacionais. No Porto, todos os voos abrangidos pela greve foram cancelados pela empresa, exceto os definidos como serviços mínimos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O sindicato considera que estes cancelamentos demonstram o reconhecimento por parte da easyJet da legitimidade das reivindicações dos tripulantes, antecipando uma elevada adesão à greve. Apesar disso, a companhia continua numa postura que, segundo o SNPVAC, prejudica a relação com os trabalhadores em Portugal e a imagem junto dos passageiros.

O SNPVAC apela à easyJet para que ceda às justas exigências dos trabalhadores e evite mais cancelamentos, encontrando soluções que possam impedir a greve. Na semana anterior, a easyJet lamentou o impacto da “greve desnecessária” e salientou que o número de trabalhadores em Portugal aumentou em mais de 40 desde 2023, totalizando agora 806 funcionários. A empresa assegurou que os passageiros afetados pelos cancelamentos foram contactados e podem optar pelo reembolso ou pela transferência gratuita para outro voo. A easyJet aconselhou ainda os clientes a verificar o estado dos seus voos durante o período de greve, que terá início às 00h01 do dia 15 de agosto e terminará às 24h00 do dia 17.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3