
Está de regresso ao Porto uma campanha de incentivo à plantação de espécies nativas. Se tem um jardim em casa, pode receber gratuitamente uma ou mais plantas oferecidas pela autarquia. As candidaturas para esta que é já a 6.ª edição da iniciativa estão abertas até ao dia 12 de maio.
De acordo com a autarquia portuense, no total, serão distribuídas cerca de duas mil plantas, entre árvores, arbustos e herbáceas, pertencentes a 14 espécies distintas. O objetivo é reforçar a biodiversidade local e promover a plantação de flora autóctone nos espaços privados da cidade.
Todas as informações necessárias (clicar aqui) — desde os critérios de elegibilidade até às características de cada planta disponível — estão reunidas num portal próprio, onde também pode ser feito o envio do formulário de candidatura. Importa referir que todos os candidatos têm de possuir o cartão Porto. Se não tiver, a adesão é simples e o processo pode ser consultado aqui.
Depois de analisadas, os participantes serão informados sobre a decisão e sobre os detalhes logísticos da entrega das plantas.
O município informa, no seu site de notícias oficial, que a distribuição está marcada para os dias 24 e 27 de maio e terá lugar no Centro de Educação para a Sustentabilidade, situado na Quinta do Covelo.
Desde o seu arranque, em 2016, esta ação municipal já resultou na entrega de cerca de 10 mil plantas a munícipes portuenses. Trata-se de uma das iniciativas inseridas na estratégia de Ação Climática do município e integra-se no programa FUN Porto – Florestas Urbanas Nativas, que por sua vez contribui para o projeto FUTURO, responsável pela meta das 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto.