PUB
CIN - Branco Perfeito

Vítimas de tráfico de seres humanos ganham casa em Matosinhos

Vítimas de tráfico de seres humanos ganham casa em Matosinhos

Os Paços do Concelho de Matosinhos recebem esta sexta-feira o encontro “As Práticas de Acolhimento às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos”, um evento no qual, além da presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, vão marcar presença a ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, e a secretária de estado para a cidadania e a igualdade, Rosa Monteiro. A sessão, agendada para as 10h00, ficará marcada pela entrega das chaves de um apartamento, em Matosinhos, à Associação para o Planeamento da Família, que permitirá apoiar as vítimas desta forma de exploração.  

Importante referir que este espaço, destinado a funcionar como etapa intermédia entre o acolhimento protegido das vítimas de tráfico e uma vida totalmente autónoma, como explica a Câmara de Matosinhos, é o único no país a permitir esta resposta inovadora. “As vítimas serão ali acompanhadas por uma equipa técnica especializada, que apoiará a concretização de um novo projeto de vida e a integração social e no mercado de trabalho, prevenindo a possibilidade de uma futura revitimização”, lê-se na nota enviada.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Durante este encontro, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, será ainda assinada a Carta de Compromisso para Nova Estrutura de Acolhimento para Homens e Filhos/as Menores Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Associação para o Planeamento da Família.

Recorde-se que o “tráfico de seres humanos é uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga”, estimando-se que, por ano, sejam traficadas milhões de pessoas em todo o mundo.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem