Sogrape

Vítimas de tráfico de seres humanos ganham casa em Matosinhos

Vítimas de tráfico de seres humanos ganham casa em Matosinhos

Os Paços do Concelho de Matosinhos recebem esta sexta-feira o encontro “As Práticas de Acolhimento às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos”, um evento no qual, além da presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, vão marcar presença a ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, e a secretária de estado para a cidadania e a igualdade, Rosa Monteiro. A sessão, agendada para as 10h00, ficará marcada pela entrega das chaves de um apartamento, em Matosinhos, à Associação para o Planeamento da Família, que permitirá apoiar as vítimas desta forma de exploração.  

Importante referir que este espaço, destinado a funcionar como etapa intermédia entre o acolhimento protegido das vítimas de tráfico e uma vida totalmente autónoma, como explica a Câmara de Matosinhos, é o único no país a permitir esta resposta inovadora. “As vítimas serão ali acompanhadas por uma equipa técnica especializada, que apoiará a concretização de um novo projeto de vida e a integração social e no mercado de trabalho, prevenindo a possibilidade de uma futura revitimização”, lê-se na nota enviada.

Durante este encontro, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, será ainda assinada a Carta de Compromisso para Nova Estrutura de Acolhimento para Homens e Filhos/as Menores Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Associação para o Planeamento da Família.

Recorde-se que o “tráfico de seres humanos é uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga”, estimando-se que, por ano, sejam traficadas milhões de pessoas em todo o mundo.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes