Entre os dias 9 e 12 de abril, a Casa da Música (CdM) vai assinalar o seu décimo aniversário dando ao público a possibilidade de visitar gratuitamente as instalações, assistir aos ensaios dos concertos e participar em workshops. A iniciativa, intitulada “Venham Mais Dez”, incluirá vários concertos fora e dentro das instalações.
“As pessoas poderão inscrever-se numa visita guiada ou deambular pelo edifício livremente, assistir aos ensaios dos concertos e visualizar um filme institucional e exposições sobre os dez anos da Casa da Música com uma seleção de imagens”, explicou António Jorge Pacheco, diretor artístico da instituição. Os destaques musicais arrancarão no dia 10, com um concerto de órgão nos Clérigos, e terminarão a 12, com uma atuação da Orquestra Jazz de Matosinhos.
De acordo com o responsável, nos últimos anos, devido aos constrangimentos económicos, nomeadamente aos 30% de corte das transferências do Estado, a CdM teve de se adaptar e encontrar novas formas de interação com promotores. “Os cortes orçamentais obrigaram-nos a sacrificar a programação, a internacionalização e a equipa”, confirmou o presidente do Conselho de Administração José Manuel Dias da Fonseca. O equipamento viu-se, assim, obrigado a reforçar a sua criatividade e a fazer mais parcerias com entidades externas. “Esperamos que num quadro mais favorável, tanto para o Estado como para o setor privado, seja possível recuperar níveis de programação mais ambiciosa”, salientou José Manuel Dias da Fonseca.
Quinta-feira 26 Março, 2015
Visitas, ensaios e workshops gratuitos nos 10 anos da Casa da Música
A iniciativa “Venham Mais Dez” convidará o público a conhecer o equipamento cultural portuense.