O município de Vila Nova de Gaia já está vestido a rigor para dar as boas-vindas àquela que é considerada uma das quadras mais bonitas do ano, o Natal. A inauguração da iluminação natalícia aconteceu no último dia de novembro, ao som de um concerto do carrilhão LVSITANVS.
À semelhança dos últimos anos, o plano de iluminação no concelho abrange a Avenida Diogo Leite, a Avenida da República, a Rua Álvares Cabral, o Centro Cívico, o Paços do Concelho, a Casa da Presidência, o Jardim do Morro, o Largo Corpus Christi, o Largo Sandeman, o Largo dos Aviadores, a Praça General Torres, a Rotunda de Santo Ovídio, a Rua Marquês Sá da Bandeira, a Rua Soares dos Reis, o Carvalhos – Jardim, entrada sul e entrada norte, o Carvalhos – Rua Gonçalves Castro e o Carvalhos – Rua Padrão.
Com esta iniciativa, que envolveu um investimento municipal na ordem dos 360 mil euros, a Câmara Municipal, liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, pretende “devolver a esperança à população” numa altura que ainda continua a ser de muita incerteza.
Simultaneamente, visa também “revitalizar o comércio, devolvendo-lhe a animação e proporcionando aos consumidores uma satisfação acrescida na realização das compras”.
Na próxima semana, a magia do Natal em Vila Nova de Gaia acentuar-se-á ainda mais, com a inauguração da “Praça de Natal” ( ). O evento volta ao Centro Cívico do concelho, um ano depois de estar suspenso, nos moldes habituais, para uma edição que promete ser mais especial do que nunca.
Destinada a todas as famílias, em particular às crianças de cada uma, a iniciativa vai contar com recriações emblemáticas como a “Casa do Pai Natal, o carrossel francês, a pista de gelo e, pela primeira vez, o comboio de Natal” e contará também com “diversas «casinhas» com oferta gastronómica variada” e com o tradicional “Mercado de Natal”.
fotografia: CM Gaia