PUB
Amanhecer - sacão

Videovigilância no Porto? Eis o nº de processos-crime que já ajudou a resolver

Videovigilância no Porto? Eis o nº de processos-crime que já ajudou a resolver

Desde o ano de 2023 que a cidade do Porto conta com a presença de 79 equipamentos de videovigilância. Como a VIVA chegou a noticiar, ainda vai a tempo de ver 117 novas câmaras de segurança antes do verão de 2025.

De acordo com o Porto Canal, os resultados das medidas de reforço de segurança têm-se feito sentir. Ao que consta, só em 2025, as imagens captadas nestas câmaras de videovigilância urbana ajudaram a resolver 440 processos-crime.   

Conforme explica a Polícia de Segurança Pública (PSP) ao mesmo meio noticioso, “desde o início de funcionamento do sistema de videovigilância já foram realizadas 2771 extrações para processos-crime” (via Porto Canal).

Importa relembrar que, neste momento, o sistema de videovigilância já atua em algumas das principais zonas da Baixa do Porto, entre a Praça do Marquês e a Ribeira. Com o reforço esperado nos próximos meses, o número de câmaras deverá aumentar para 196.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que as 117 câmaras de segurança adicionais vão ser instaladas em diferentes fases. Primeiro, na zona da Foz/Pasteleira. Depois, em Campanhã. Só por fim, na zona da Asprela. A PSP avança que algumas câmaras já estão em fase de teste.

Os novos equipamentos poderiam já ter começado a funcionar em abril, no entanto a Câmara do Porto refere que a situação é diferente das câmaras na zona da Baixa. Isto porque, nos novos sítios, não havia equipamentos para monitorizar o tráfego e sistemas de sinalização luminosa. Ou seja, foi preciso começar de raiz o sistema.

O objetivo final da autarquia portuense passa por contribuir para uma maior segurança pública na cidade do Porto, ajudando também o trabalho da Polícia.

Fotografia: Andreia Merca
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce concurso férias até 16 de junho