Na cidade Invicta, os últimos tempos têm sido marcados pelas obras da Metro do Porto. Recentemente, a extensão da Linha Amarela (D) ficou concluída e uma das empreitadas em destaque, ainda por ser finalizada, vai ser a Linha Rubi (H).
De acordo com a Metro do Porto, “a obra da Linha Rubi (H) segue a todo o vapor, com avanços já bem visíveis nas várias frentes de obra ativas. A linha que vai unir a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, vai estar pronta no final de 2026”.
Como se pode observar no vídeo acima, Pedro Araújo aponta que “no lado do Porto, teremos duas novas estações, a Casa da Música e o Campo Alegre, que ainda está nos trabalhos iniciais e preparatórios”.
O engenheiro da Metro do Porto realça ainda que, neste momento, a empresa de transportes portuense está em fase de realização de estudos ambientais, que considera serem necessários antes da construção iniciar-se propriamente.
“A Ponte Ferreirinha está também já em processo de início das primeiras fundações. Do lado de Gaia, entre a Arrábida e as Devesas, temos um troço onde o metro terá um traçado de superfície e onde já se encontra em construção o eixo entre a Arrábida e a rotunda Engenheiro Edgar Cardoso” – avança o próprio.
Nas zonas em questão, irão nascer três novas estações. São estas: Candal, Arrábida e Rotunda. De acordo com o JN, a expectativa é que a conclusão da Linha Rubi (H) vá ter um grande impacto no trânsito da cidade. A fonte refere que este deverá reduzir em 15% o tráfego na Ponte da Arrábida.
Como referido anteriormente, é de esperar que as obras fiquem concluídas até ao término do ano de 2026.