PUB
Galiza2

(Vídeo) Rui Moreira explica o “pouco otimismo” com novo Aeroporto de Lisboa

(Vídeo) Rui Moreira explica o

Nesta quarta-feira, dia 17 de julho, foi realizado um debate promovido pela Associação Empresarial do Minho (AE Minho), com o objetivo de discutir alguns temas importantes do país: entre estes, o novo Aeroporto de Lisboa.

Quem teve uma voz bastante ativa na discussão foi Rui Moreira. No entender do presidente da Câmara do Porto, foi feito “um conjunto de erros, ao longo dos anos. É, por isso, que ainda não temos aeroporto”.

(Nota: no vídeo, Rui Moreira começa a falar do Aeroporto a partir dos 2 minutos e 45 segundos)

YouTube player

No entender do autarca portuense, a localização do Aeroporto em questão é bastante questionável. Por isso mesmo, o próprio admitiu que não está “nada otimista” com a nova construção em Alcochete.

“Não tenho otimismo por variadíssimas razões. Em primeiro lugar, vamos ver o que é que vai dar o Estudo de Impacto Ambiental que vai ter que ser refeito” (via Câmara do Porto).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em segundo lugar, o próprio disse que se trata de “uma das maiores aquíferas da Europa”, salientando “o problema das aves ou da migração entre os estuários do Tejo e do Sado”, assim como a existência de sobreiros na zona em questão.

Sobre o assunto, Rui Moreira acrescenta que “a localização é errada, porque é uma distância excessivamente grande da capital e depois porque é um aeroporto que está previsto para qualquer coisa como a triplicação do tráfego”.

Um dos problemas reside aí, na medida em que o autarca não considera que isso seja sequer possível. Por achar que não será possível albergar tantas pessoas, Rui Moreira refere que se trata de uma proposta pouco “razoável”.

Mais do que um projeto de Lisboa, o presidente da Câmara do Porto vê o novo Aeroporto como um projeto de cariz nacional. Por fim, realça o facto de se ver neste projeto uma espécie de hub internacional.

Para Rui Moreira, essa visão da TAP é desajustada à realidade, pelo que põe em causa se a companhia aérea portuguesa vai ter músculo ou não. 

Fotografia: Guilherme Costa Oliveira
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3