
Nos últimos dias, ficamos a conhecer o hino oficial de Gaia para assinalar o seu ano como Capital Nacional da Juventude. A canção, intitulada «Gaia, Capital da Juventude», foi escrita por Liliana Moreira e composta por André Ramos.
A interpretação ficou a cargo do Coro Juvenil e do Coro de Atores da Academia de Música de Vilar do Paraíso. Esta pode ser ouvida e vista, no vídeo abaixo, publicado no YouTube do jornal “O Gaiense TV”.
A apresentação do hino decorreu no Auditório Municipal, com lotação esgotada. Durante o evento, que celebrou o arranque de um ano de iniciativas dedicadas à juventude, subiram ao palco diversos grupos culturais locais, incluindo: Projeto Garrett Gym, MGANG, Tuna Académica de Oliveira do Douro, Associação Recreativa e Cultural de Serzedo e a própria Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Na apresentação, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou a importância simbólica deste momento: “Um percurso de juventudes, agregador, que definiu um caminho a seguir e uma capacitação em diferentes domínios de atuação”.
Citado pela Câmara de Gaia, o próprio referiu ainda que “será um ano marcante, mas, sobretudo, uma marca de continuidade em relação a um trajeto de políticas de juventude solidárias e sustentáveis”.
A distinção do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que selecionou Gaia como a vencedora entre 19 candidaturas, foi um marco importante e abre portas a um vasto programa de atividades ao longo de 2025, segundo a autarquia. O hino, agora oficializado, será presença constante em muitos desses momentos.
Elísio Pinto, vereador responsável pela pasta da Juventude, fez questão de realçar a escolha de talentos locais para a criação do hino: “Poderíamos ter encomendado o hino a um artista de renome ou a uma banda famosa”.
No entanto, salienta que a Câmara preferiu “dar a palavra às instituições do concelho. O resultado foi esplêndido e o hino cola-se ao ouvido de forma quase automática. Sublinha o empenho e a positiva irreverência dos jovens”.