PUB
Amanhecer

(Vídeo) Metrobus fez os primeiros testes no Porto e este foi o resultado

(Vídeo) Metrobus fez os primeiros testes no Porto e este foi o resultado

Foi durante a noite de 5 de junho, quinta-feira, que a Metro do Porto (MdP) começou a fazer os primeiros ensaios do metrobus. Tal como revela o Porto Canal, os ensaios aconteceram até à madrugada desta sexta-feira, dia 6.

A empresa de transportes portuense anunciou que “arrancaram os ensaios do metrobus, com o primeiro veículo a percorrer todo o percurso da ligação Boavista – Império, ao longo das avenidas da Boavista e do Marechal Gomes da Costa, incluindo a inversão de sentido em ambos os extremos da linha”.

Em nota oficial, a MdP anunciou ainda que “todas as operações, incluindo as de aproximação e paragem em todas as sete estações do metrobus nesta ligação, bem como a de inversão de marcha na rotunda da Boavista, em frente à Casa da Música, foram várias vezes testadas com sucesso, sem qualquer anomalia a registar”.

Através da rede social X, antigo Twitter, a Metro do Porto publicou um pequeno vídeo, onde é possível observar algumas imagens do metrobus em circulação. Recorde-se que a empreitada ficou concluída em agosto de 2024.

Em nota oficial, citada pelo mesmo meio noticioso, a empresa de transportes explica ainda que “os ensaios foram conduzidos por técnicos do fornecedor, a empresa portuguesa CaetanoBus, e acompanhados por responsáveis da Metro do Porto, sendo em permanência monitorizados por elementos da Polícia Municipal”.

Sobre o metrobus

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quanto à nova solução de transporte do metrobus, no Porto, vale a pena relembrar que este serviço de autocarros de hidrogénio vai estabelecer ligação entre a Casa da Música e a Praça do Império, em cerca de 12 minutos.

A partir da Casa da Música, também será possível estabelecer ligação com a Anémona, num espaço de 17 minutos. A mesma fonte de informação avança que o custo da obra ronda os 76 milhões de euros. Já o sistema de energia e veículos fica-se pelos 29,5 milhões de euros.

Recentemente, a VIVA esteve à conversa com fontes oficiais da Metro do Porto, a propósito desta nova forma de mobilidade na cidade. Pode ler aqui a entrevista completa, acerca do que esperar do metrobus no Porto.

Foto (via X – Metro do Porto)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce concurso férias até 16 de junho