
Como tem vindo a ser habitual, a Metro do Porto (MdP) utilizou as suas redes sociais para mostrar os avanços nas obras. Neste caso, fê-lo através de um vídeo divulgado no X, antigo Twitter, onde se veem novas imagens da empreitada da Linha Rubi (H).
Ao longo do vídeo, para além de vermos as imagens que nos mostram o ponto de situação da obra, também vamos ouvindo Pedro Araújo, gestor da empreitada da Linha Rubi.
Segundo o próprio, “neste momento, estamos a proceder às escavações da estação, que vão permitir fazer também escavações a partir deste local para o túnel que vai ligar o Campo Alegre à Casa da Música. Já temos parte da zona de projeção do túnel escavada, para que em breve se possa iniciar a escavação deste troço de túnel”.
Pedro Araújo acrescenta ainda que “é um conceito de obra diferente, portanto é uma obra à superfície, com uma ampla reformulação no tecido rodoviário e pedonal também. Estamos neste momento a construir essas novas vias que vão reformular todo aquele nó da Arrábida. Isto vai ser um processo gradual”.
O gestor da empreitada diz ainda que “estamos a dias de distância de começar a ter três frentes de escavação subterrâneas aqui nesta empreitada, duas em Gaia e uma no Porto, no Largo Ferreira Lapa. Também vamos iniciar nos próximos dias. Estamos a concluir todos os tratamentos para poder começar a escavar a primeira galeria do túnel de escavação”.
“É um grande desafio, não escondemos. Fazemos tudo o que é possível fazer para perseguir esse objetivo e vamos continuar a fazê-lo até ao final” – conclui.