PUB
Amanhecer

(Vídeo) Metro do Porto mostra avanços de obras subterrâneas nas Linhas Rosa e Rubi

(Vídeo) Metro do Porto mostra avanços de obras subterrâneas nas Linhas Rosa e Rubi

As obras da Metro do Porto continuam a avançar, sendo que o previsto é que, até julho de 2025, fique concluída a empreitada da Linha Rosa (G). Já a Linha Rubi (H), deverá ficar pronta até final de 2026. Até lá, os trabalhos vão continuando.

Nesse sentido, a Metro do Porto divulgou no X, antigo Twitter, imagens das obras nos dois trajetos. “No subsolo da Avenida da França estão em construção duas estações e dois túneis que vão servir, respetivamente, duas linhas do Metro do Porto: a Rosa (G) e a Rubi (H)” – pode ler-se na publicação.

“Neste momento, estamos no tramo final que liga a futura estação da Galiza com a estação Boavista/Casa da Música, que passa por debaixo da Rotunda da Boavista. Temos previsto deixar já o arranque do túnel para uma futura linha a desenvolver-se, que seria a Linha Rubi” – explica Pedro Lé Costa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O engenheiro da Metro do Porto afirma ainda que “a forma que encontramos para tirar o máximo partido desta nova linha foi criar esta mega estrutura que temos aqui. É nada mais nada menos que a junção das duas linhas Rosa e Rubi num único espaço, que vão depois ligar às duas estações que estão na Boavista/Casa da Música”.

Pedro Lé Costa remata ao dizer, no vídeo, que “a própria estação está preparada e construída, para haver elementos de separação provisórios, que vão permitir que a Linha Rosa entre em operação, ainda com a construção da estação da Linha Rubi numa fase de arquitetura e acabamentos em algumas estruturas internas”.

Importa referir que a empresa de transportes portuense, na sua página oficial no X, vai publicando, de forma constante, atualizações do estado das obras em algumas estações. Recentemente, publicou, por exemplo, um ponto de situação dos trabalhos em Soares dos Reis.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
Pingo Doce3 até 30/01