PUB
Galiza2

Viatura própria é o meio de transporte preferido dos portugueses durante a pandemia

Viatura própria é o meio de transporte preferido dos portugueses durante a pandemia

As viaturas próprias, como carro e mota, são o meio de transporte preferido pela maioria dos portugueses (64%), que optam por utilizá-las nas deslocações entre casa e o local de trabalho ou estudo, revela o inquérito do Observador Cetelem Consumo.

De acordo com os dados, no que diz respeito aos transportes públicos, o autocarro está também no topo das opções mais referidas, com 61% dos mil inquiridos a admitir continuar a utilizá-lo, seguido do comboio (32%) e do metro (27%). Segundo o estudo do Observador Cetelem Automóvel, divulgado no início deste ano, esta era já uma tendência que se verificava, com 57% dos portugueses a optar pelo autocarro como meio de deslocação.

A grande maioria dos portugueses (79%) diz ainda que fazem deslocações a pé entre casa e o local de trabalho ou estudo.

Já, do lado oposto, os transportes que os portugueses menos querem utilizar durante este período são as viaturas alugadas (95%), bicicletas/trotinetes alugadas (82%), e táxi/TVDE (74%).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No entanto, os transportes públicos também são mencionados, com 70% a dizerem que não tencionam usar metro e 63% o comboio. Por sua vez, o autocarro, mantendo-se entre as três opções preferidas, é, no entanto, “o modo de transporte que mais portugueses referem querer deixar de usar, ainda que seja uma pequena percentagem (4%)”, refere o comunicado do Observador Cetelem.

Segundo o inquérito,1,5% dos mil inquiridos, entre os 18 e os 74 anos, revelou ainda que gostaria de comprar uma viatura, para realizar as suas deslocações, o que, face à representatividade da amostra, pode “representar a venda de mais de 100 mil viaturas”.

Na hora de escolher o veículo próprio, os inquiridos revelaram que a segurança é um fator muito valorizado (64%), seguido do custo (60%), conforto e durabilidade, ambos com 58%.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão