
Destinada a aparelhos com sistemas operativos Android e iPhone, a ‘app’ é gratuita e intitula-se “Viaje na Viagem”. A aplicação foi desenvolvida internamente pela empresa municipal Feira Viva, que organiza o evento com a autarquia e com a Federação das Coletividades do concelho.
“A aplicação é bastante leve, muito simples de usar e tem georreferenciação para permitir a quem está no recinto saber precisamente onde se encontra e o que está a acontecer à sua volta”, explicou à agência Lusa João Aires, da comissão executiva do evento.
Segundo João Aires, “o utilizador também pode pesquisar por interesses específicos, selecionando todas as propostas de música, por exemplo, ou então só atividades bélicas ou destinadas a crianças, o que o ajudará a tomar decisões mais rápidas quando está a avaliar o programa”.
O novo recurso multimédia da Viagem Medieval tem igualmente “uma componente de opinião, para as pessoas poderem classificar um espetáculo logo depois de o terem visto, e integra ainda opções de entretenimento, como uma função avatar para quem quiser encarnar a personagem de um guerreiro, por exemplo, e assumir essa foto no perfil”.
A ‘app’ facilitará a gestão de informação por parte dos próprios organizadores do evento, na medida em que permitirá avaliar fluxos de visitantes, estudar reações a espetáculos e demais oferta do programa, e chegar mais rapidamente ao público quando se justificar emitir sugestões ou difundir informações de última hora.
Para João Aires, todas essas funcionalidades demonstram assim que, também ao nível das plataformas eletrónicas, a recriação da Feira soube evoluir.
“A nossa primeira experiência com uma ‘app’ foi há cinco anos, quando elas ainda estavam na sua fase inicial, e ficou aquém das expectativas porque poucas pessoas tinham ‘smartphones'”, disse ainda o responsável.
No entanto, “agora esta tecnologia está mais evoluída e já se justifica plenamente tê-la disponível, porque as pessoas já não passam sem aplicações e esta é uma forma de todos se envolverem ainda mais com a Viagem”, acrescentou.
A 20.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria decorre de 27 de julho a 7 de agosto e ocupa 33 hectares no centro histórico da Feira, recriando este ano o reinado de D. Dinis e da rainha Santa Isabel.