CIN - Branco Perfeito

ViaCatarina Shopping lança 6ª edição do VIArtes

ViaCatarina Shopping lança 6ª edição do VIArtes

O concurso que desafia artistas a criarem uma obra de Arte Pública na emblemática fachada do ViaCatarina Shopping está de regresso para a sua 6ª edição. As candidaturas ao VIArtes arrancam já este sábado, dia 10 de outubro.

Podem participar no VIArtes 2020 artistas plásticos e/ou digitais, designers, escultores e arquitetos portugueses e/ou estrangeiros, que entreguem as suas candidaturas até à data limite de participação, dia 10 de dezembro de 2020.

A proposta vencedora deverá ser concretizada com 20 mil euros, valor que “inclui a remuneração do artista e de todos os recursos necessários à conceptualização, produção e implementação da obra”, que realce a fachada do emblemático centro comercial – antigo edifício da sede do jornal O Primeiro de Janeiro, situado na Rua de Santa Catarina – conferindo maior valor estético e envolvendo o público em geral.

Com o lançamento de mais uma edição do VIArtes, ViaCatarina Shopping reforça o seu “apoio à criação artística e o seu papel de promotor da arte pública, enquanto veículo de comunicação e envolvimento com a comunidade residente e visitante da cidade do Porto”.

 “Pretendemos, mais uma vez, dar a oportunidade aos artistas de estimularem a sua criação artística através da Arte Pública. A fachada do ViaCatarina Shopping apresenta todas as condições para o desenvolvimento de instalações artísticas, quer pela sua localização, quer pela excelente receção que tem tido pelos transeuntes e visitantes, razão pela qual este Concurso de Arte Pública é um projeto que já chegou à sua 6ª edição”, salienta Ana Pinto, diretora do centro comercial portuense.

“A Arte Pública nos Centros Comerciais tem a missão de fazer chegar a arte a mais públicos e dar visibilidade às iniciativas artísticas e culturais. Exemplo disto são as obras vencedoras das cinco edições anteriores, que transformaram a fachada do ViaCatarina Shopping num acontecimento cultural e conseguiram captar a atenção de todos ao trazer uma marca de modernidade a uma das mais antigas ruas da cidade”, sublinha a diretora do Programa de Arte Pública da Sonae Sierra, Sónia da Rocha.

As informações sobre o regulamento do concurso estão disponíveis em www.viacatarina.pt.

De recordar que “O Caminho Menos Percorrido”, obra da autoria do designer e escultor Paulo Ramunni, composta por 22 esculturas distribuídas pelos 20 metros de fachada do ViaCatarina Shopping, foi o vencedor da 5ª edição do concurso.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes