A construção da via alternativa ao pórtico da A29 em Gulpilhares, Gaia, vai custar 117 mil euros à Câmara de Gaia.
Segundo a autarquia, o processo está em fase final de adjudicação à empresa Edilages e o prazo de execução é de 90 dias.
Quase seis anos após a introdução de pórticos nas antigas SCUT (sem custos para o utilizador), que em Gulpilhares cobra taxas entre os 0,45 euros e 1,10 euros, será construído um desvio que une a EN109 à entrada da Rua das Ameixoeiras e à via rápida.
“Aquando da construção da A29, foi cortada a EN 109, na proximidade da Rua das Ameixoeiras, deixando de existir alternativa condigna à autoestrada e, consecutivamente, ao pagamento de portagens nesta via para os moradores locais”, explicou a câmara em maio.
A colocação de pórticos no concelho foi considerada pelo presidente da autarquia como “miserável” por obrigar moradores a recorrer a artérias secundárias. Até ao final do ano, será então possível chegar às freguesias mais a sul do concelho sem ter de pagar pórtico.
Em 2013, durante a campanha para as autárquicas, o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, propôs a criação da alternativa viária à antiga SCUT que em 2010, e apesar dos muitos protestos, passou a contar com portagens.
O anterior presidente da autarquia, o social-democrata Luís Filipe Menezes, chegou a pedir ao então ministro das Obras Públicas que deslocasse o pórtico para sul a fim de “devolver a necessária paz e tranquilidade dos residentes”.