O WeTruck, projeto vencedor da última edição do iUP25k – concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto, está entre os 20 finalistas do Model2Market, programa internacional de apoio ao empreendedorismo cujos vencedores vão ser conhecidos na gala final do Spin2014, agendado para os dias 29 e 30 de outubro, na Cidade do México.
Criado por Rodrigo Pires, Bruno Azevedo, Miguel Sousa e Ricardo Soares (estudantes da FEUP), o WeTruck visa a poupança de combustível e energia em veículos pesados de transporte de cargas refrigeradas. A solução apresentada pelos alunos passa pelo aproveitamento da energia solar e da energia cinética do veículo para produzir eletricidade suficiente para alimentar o sistema de refrigeração dos camiões-frigoríficos, reduzindo o número de horas de operação dos atuais motores diesel. O novo método proposto permite uma redução de 87% nos custos de combustíveis, de 30% no desgaste de travões dos veículos e uma diminuição das emissões de CO2, do ruído e dos custos de manutenção.
A ideia dos portugueses é, assim, uma das 20 escolhidas pelo programa Model2Market, que ajuda os empreendedores universitários a darem o salto da universidade para a empresa com um ambicioso programa de formação ministrado pelo IC2 Institute da Universidade do Texas. As melhores propostas do Model2Market vão ser apresentadas na gala final do Spin2014 perante um júri composto por autoridades, académicos, peritos, investidores e empreendedores de sucesso de toda a Ibero-América e onde concorrerão a três prémios: de 30 mil dólares, 20 mil dólares e 10 mil dólares.