O anúncio dos três projetos vencedores do concurso de empreendedorismo que pretende estimular a economia azul de forma sustentável está marcado para segunda-feira, dia 2 de março, pelas 15h, na Câmara Municipal de Matosinhos.
O Demo Day do concurso Bluact terá início com a apresentação pública das cinco propostas selecionadas entre os vários concorrentes das várias ideias de negócio em concurso. Segue-se depois a comunicação dos três projetos vitoriosos do Bluact.
Segundo explica a Câmara de Matosinhos, “os cinco projetos ainda em competição integram, durante quatro dias, um programa de ideação, que decorre no UPTEC-Mar e que visa apoiar o desenvolvimento do modelo de negócio”.
Na sessão que decorrerá na sala de sessões pública da autarquia, cada candidato terá a oportunidade de apresentar a sua ideia de negócio perante o júri, que selecionará e premiará as três melhores.
Os vencedores terão acesso a um ano de incubação no UPTEC-Mar e irão participar num programa de aceleração de empresas suportado pelo Super Bock Group e promovido pelo UPTEC. Está ainda prevista a atribuição do Prémio Super Bock Group no valor pecuniário máximo de 5 mil euros aos projetos empresariais.
De recordar que o BluAct é um projeto europeu de transferência de boas práticas na área da economia azul que pretende explorar o apoio a startups e ao empreendedorismo sustentável em investimentos relacionados com a economia do mar. Os projetos a concurso poderão inserir-se nas mais diversas áreas ou setores (turismo, indústria, investigação, formação, desporto, moda, entre outras), tendo apenas que obedecer a um critério: possuir impacto significativo na economia do mar.
Matosinhos é a cidade que representa Portugal nesta iniciativa que envolve, ainda, Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).