CMPorto

Vem aí um fim de semana de muito calor

Vem aí um fim de semana de muito calor

A temperatura deverá subir entre sexta e segunda-feira, com valores que poderão atingir os 39 graus centígrados em algumas regiões do interior, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), de acordo com o Notícias ao Minuto.

Numa nota divulgada, o Instituto informou que a “situação de tempo seco e quente” deverá manter-se até meados da próxima semana, sendo que “em alguns locais, como por exemplo no nordeste transmontano, vale do Douro, vale do Tejo e no interior do Alentejo os valores da temperatura máxima podem aproximar-se de 40ºC a 42°C”.

Por sua vez, junto à faixa costeira as temperaturas deverão variar entre os 28ºC e os 30ºC.

Segundo o IPMA, a subida da temperatura deve-se “de uma massa de ar quente e seco proveniente do norte de África, associada a um fluxo de leste sobre a Península Ibérica na circulação do anticiclone localizado na região dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de uma depressão centrada a sul da península”.

O pico deverá ser atingido entre domingo e segunda-feira, prevendo-se “uma ligeira descida de temperatura na terça-feira”.

De referir que o distrito do Porto, à semelhança dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Aveiro, Leiria, Lisboa, Castelo Branco e Faro, apresenta esta sexta-feira risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.