PUB
Philips S9000

Vem aí uma tarde artística no Quarteirão de Bombarda (com entrada livre)

Vem aí uma tarde artística no Quarteirão de Bombarda (com entrada livre)

O segundo ciclo das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda em 2025 chega já no dia 22 de março, prometendo transformar o quarteirão num ponto de encontro entre a arte e o público.

A iniciativa, que acontece a cada dois meses, volta a apresentar novas exposições e coleções nas galerias e espaços expositivos da zona, sempre acompanhada por um programa gratuito de atividades culturais e de animação organizado pela Ágora, das 16h00 às 20h00.

Poesia e arte em diálogo com a cidade

Inspirada no famoso verso de Sophia de Mello Breyner Andresen – “a poesia está na rua”, esta edição, como publicado pela Ágora, presta homenagem ao Dia Mundial da Poesia, assinalado na véspera. Além da programação habitual, o evento inclui ainda atividades que não puderam ser realizadas em janeiro devido ao mau tempo.

Ao longo da Rua de Miguel Bombarda e do Largo da Maternidade de Júlio Dinis, o público poderá participar em oficinas criativas, performances musicais e visitas guiadas. Na zona pedonal que liga Miguel Bombarda a Cedofeita, decorrerá a oficina de ilustração “Stencil, histórias e carimbos”, conduzida por David Penela e aberta a todas as idades.

Na outra extremidade do quarteirão, perto da Rua da Boa Nova, haverá duas oficinas de artes visuais: uma de pintura, destinada a crianças a partir dos seis anos, dinamizada por Mariana de Castro, com inspiração no universo de Andy Warhol, e outra de ilustração e colagem, criada por Helena Rocio Janeiro (Coração o Ditador), tendo a poesia como mote. Esta última incluirá ainda a apresentação do projeto coletivo “Jornal Bombarda 2024”.

Dança, música e empreendedorismo feminino

Para quem quiser pôr os pés em movimento, a Bota Swing convida os visitantes a experimentarem danças vintage na oficina Swing & Blues, ao som do DJ Joe.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No Largo da Maternidade de Júlio Dinis, terá lugar a Mostra de Criativas do Feito por Elas, um evento que destaca mulheres empreendedoras nas áreas da arte, moda e música. O espaço será ainda palco da oficina de ilustração e escrita “Poetas Portuguesas”, com Constança Araújo Amador (aConstança), enquanto Adri Menegale, das Selva-Selva, traz um set musical que mistura acid jazz, hip hop, house e ritmos brasileiros.

Descobrir Bombarda através de visitas guiadas

Como já é tradição, alunas de Artes Visuais da Escola Superior de Educação conduzirão duas visitas guiadas às galerias do quarteirão, às 16h00 e às 17h30, cada uma com 15 vagas. As inscrições podem ser feitas até às 13h00 do dia 21 de março, através do e-mail [email protected].

Além disso, haverá uma visita especial dedicada à Arte Urbana do Porto, orientada pelo curador João Kendall. A participação é livre e o ponto de encontro será às 15h00, em frente ao número 648 da Rua de Miguel Bombarda.

Próximas datas e identidade visual

A imagem gráfica desta edição foi cedida pela Ap’Arte Galeria, com assinatura de Nadir Afonso e design do Colönia Studio.

As próximas Inaugurações Simultâneas estão já marcadas para os dias 17 de maio, 5 de julho, 20 de setembro (edição de aniversário) e 15 de novembro, garantindo que a arte continuará a pulsar no coração do Porto ao longo de todo o ano.

Fotografia: Ágora
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer