
Ao que tudo indica, está a caminho uma nova tempestade que pode fazer o tempo piorar em Portugal. De acordo com a SIC Notícias, chama-se “Éowyn” e espera-se que as ilhas britânicas sejam as mais afetadas.
Como refere a mesma fonte noticiosa, na Irlanda, tem sido considerada como a pior do século. Tanto assim é que, no país em questão, foi emitido um alerta vermelho que perdura até à tarde desta sexta-feira. No local, o vento pode chegar a atingir os 130 quilómetros por hora.
E em Portugal?
Em Portugal, também é expectável que esta tempestade possa chegar, ainda que com menos intensidade. Sendo assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decidiu ativar um alerta amarelo para Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga, entre as 18h de sexta-feira (24) e as 0h de sábado (25).
Por causa da agitação marítima, os distritos anteriormente mencionados também receberam o alerta amarelo entre as 18h de sexta-feira e as 18h de sábado. A somar a Porto, Aveiro, Viana e Braga, também há alerta para Faro, Setúbal, Coimbra e Beja.
Por definição, o alerta amarelo é o menos gravoso, numa escala que ainda contém o nível “laranja” e “vermelho”. Segundo o IPMA, este é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Recorde-se que, tal como a VIVA noticiou recentemente, também aconteceu esta semana a depressão Garoe. A mesma fez-se sentir no Porto e em outros distritos, sendo que a sua incidência aconteceu entre segunda e quarta-feira.