
A cidade do Porto está prestes a receber uma exposição que destaca um dos mais valiosos acervos patrimoniais do país. Enquanto a Biblioteca Pública Municipal do Porto passa por obras de renovação e ampliação, os visitantes terão a oportunidade de explorar a mostra “Revelação – Manuscritos Sagrados de Santa Cruz de Coimbra”.
A exposição, que será inaugurada no dia 21 de fevereiro, às 18h, no Núcleo do Museu do Porto, localizado no edifício da Alfândega, apresenta 27 códices medievais que integravam a Livraria de Mão do antigo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (via Câmara do Porto).
Com curadoria de Rita Roque e Jorge Sobrado, e suporte científico de José Meirinhos, a mostra evidencia a importância dos manuscritos ao longo da história. Além dos textos religiosos, as páginas desses códices são enriquecidas por iluminuras detalhadas.
Estas representam figuras mitológicas como centauros e dragões, além de cenas bíblicas marcantes, como a expulsão de Adão e Eva do Paraíso.
Esse acervo, que não era exibido há 25 anos, pertence a um conjunto mais amplo de 97 manuscritos, sendo que proporciona um olhar profundo sobre a espiritualidade e o conhecimento monástico medieval.
A experiência da exposição é enriquecida por cinco núcleos temáticos: Bíblia, Doutrina Sagrada, Leituras do Ofício Divino, Saltérios, Costumeiro e História do Mosteiro.
Além disso, os visitantes poderão assistir a um vídeo em diaporama que ilustra a riqueza imagética da época, explorar um caderno com textos de especialistas e mergulhar numa paisagem sonora criada especialmente para a mostra pela harpista Angélica Salvi.
Outra atração especial é uma oficina de escrita que simula um Scriptorium medieval, coordenada pelo artista e copista Tiago Rodrigues.
Esta iniciativa faz parte de um programa que procura mitigar os impactos do encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto. Com um projeto de requalificação assinado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, a instituição reforça o seu compromisso com a acessibilidade cultural por meio de parcerias com a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a rede de Bibliotecas Errantes.
A exposição “Revelação” estará aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 17h30, com entrada gratuita. Uma oportunidade única para mergulhar na história e na arte dos manuscritos medievais.