
De 2 a 6 de julho, quarta-feira a domingo, o ciclismo feminino volta a estar em destaque com a 5.ª edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que este ano contará com um número inédito de participantes: cerca de 140 ciclistas, integradas em vinte equipas oriundas de oito países diferentes.
Pela primeira vez, a cidade do Porto marca o arranque da competição, com a primeira etapa a partir do Parque Oriental e com destino a Esposende. No total, as atletas irão percorrer 519,8 quilómetros divididos por cinco etapas, com a meta final instalada em Vila Franca de Xira.
Tal como refere a Câmara do Porto, a cerimónia de apresentação decorreu no Teatro Rivoli, onde a vereadora do Desporto da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, destacou o impacto crescente da prova. Para a autarca, o aumento do número de atletas é resultado direto do reforço no investimento e do compromisso de várias autarquias com a promoção da igualdade no desporto.
“O crescimento do número de atletas nesta prova é o reflexo de um movimento global de valorização do ciclismo feminino”. Na ótica da autarca, tal acontece “porque há investimento e porque há municípios, como o nosso, que acreditam na força do desporto feminino. Esta prova mostra bem o que Portugal e, o Porto em particular, têm feito pela igualdade de género no desporto”.
Também o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, realçou a importância da Volta no panorama desportivo nacional, afirmando tratar-se de uma competição de referência.
Por sua vez, Sérgio Sousa, diretor da prova e coordenador técnico nacional, sublinhou a necessidade de alargar o calendário competitivo do ciclismo feminino, considerando esta Volta uma grande impulsionadora da modalidade em Portugal.
O percurso da 5.ª Volta a Portugal Feminina será o seguinte:
- 2 de julho: Porto (Parque Oriental) → Esposende
- 3 de julho: Vila Nova de Gaia → Águeda
- 4 de julho: Aveiro → Pombal
- 5 de julho: Coruche → Loures
- 6 de julho: Marvila (Lisboa) → Vila Franca de Xira
Durante os dias do evento, haverá alterações ao trânsito nas localidades por onde passa a competição. A lista completa dos condicionamentos pode ser consultada aqui.