PUB
CMPorto

Vêm aí 2 dias de muita poesia no centro da cidade do Porto

Vêm aí 2 dias de muita poesia no centro da cidade do Porto

Entre quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de março, a cidade do Porto vai celebrar o Dia da Poesia por diferentes espaços famosos da cidade, desde o Mercado do Bolhão à Biblioteca Municipal Almeida Garrett. 

Tal como refere a autarquia portuense, organizado pelo Museu e Bibliotecas do Porto, o evento oferece uma programação diversificada, que inclui oficinas, leituras, música e a estreia de uma Banca da Poesia.

A iniciativa pretende destacar o papel da poesia na vida urbana, ao promover encontros entre vozes portuguesas e estrangeiras, com vista a reforçar a capacidade da poesia em transformar o ambiente público. Através da palavra escrita e falada, os participantes poderão redescobrir a poesia como um elo entre culturas e sensibilidades.

No dia 20 de março, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe jovens a partir dos 12 anos para uma oficina dedicada à leitura e interpretação de poemas de autoras como Emily Dickinson, Ana Luísa Amaral e Natália Correia. A atividade decorre entre as 10h e as 18h.

No dia 21 de março, o Mercado do Bolhão torna-se num verdadeiro cenário poético, com os escritores Raquel Patriarca e Ricardo Fonseca Mota a captar a essência do local em forma de versos. Durante todo o dia, das 8h às 18h, a Banca da Poesia estará disponível para quem quiser levar consigo um poema em diferentes línguas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No Reservatório, também no dia 21, às 15h, crianças e adolescentes entre os 6 e os 14 anos terão a oportunidade de participar numa experiência criativa. 

A oficina “Do Real ao Imaginário – Ideias que Nascem no Jardim” convida os participantes a observar a natureza e a criar impressões de folhas orgânicas sobre papel, transformando a experiência em narrativas visuais poéticas.

A noite de 21 de março encerra a programação na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, às 21h30. Mia Tomé, acompanhada pela pianista Clara Lacerda e outros convidados, apresenta o espetáculo “Há um Herbário no Deserto”, inspirado na poesia de Emily Dickinson.

Nos dois dias do evento, o Bibliocarro estará no Jardim do Passeio Alegre às 10h e às 14h, proporcionando momentos de leitura dedicados a escritores do Porto, como Albina Pacheco e Maria Adelaide Silva.

Todas as atividades são gratuitas, mas as oficinas requerem inscrição prévia através do site museudoporto.pt.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão