
A cidade do Porto prepara-se para mais um São João, na noite de 23 para 24 de junho. A Metro do Porto irá operar com um plano especial para garantir mobilidade a quem quiser festejar até mais tarde.
Para facilitar os acessos, o serviço do metro será intensificado a partir das 20h, com veículos em dupla composição a circular por toda a rede. Excetuando a Linha Violeta (E), o metro funcionará de forma contínua até às 6h do dia 24, terça-feira. A partir dessa hora, entra em vigor o horário habitual dos feriados.
Haverá, no entanto, algumas interrupções e alterações. A travessia do metro pela Ponte Luiz I será suspensa entre as 23h30 e a 1h, devido ao espetáculo de fogo de artifício marcado para as 23h59 e à elevada concentração de pessoas junto ao rio. Também o acesso pedonal pelo tabuleiro superior da ponte estará interdito desde as 12h, reabrindo só por volta das 4h.
“Também no Jardim do Morro deixa de ser feita paragem na Estação do Metro (apesar de não haver corte no percurso) a partir das 12h e até às 4h. Situação idêntica vai verificar-se nas estações dos Aliados e de São Bento, embora aí o encerramento das duas estações se inicie apenas às 22h e termine após autorização das forças de segurança – o que deve ocorrer antes das 4h” – escreve a Metro do Porto.
Apesar destas limitações, a Linha Amarela (D) manterá ligações entre o Hospital São João e a Trindade, e entre General Torres e Vila d’Este. Entre a 1h e as 3h, a frequência será de aproximadamente cinco minutos nos dois sentidos.
E a STCP?
Na noite de São João no Porto, a STCP vai implementar um plano de mobilidade excecional, de forma a garantir deslocações cómodas e seguras para todos os que se juntam à festa na Invicta.
Durante esse período, várias linhas de autocarros vão operar com reforço de frequência e veículos de maior capacidade, especialmente nos trajetos com destino à zona da Baixa. Para além disso, os pontos de término de diversas linhas serão relocalizados estrategicamente, facilitando o fluxo de passageiros durante a noite e madrugada.
Novos pontos de término e frequência reforçada
A Rua da Restauração acolherá as linhas 200, 602 e 1M, garantindo cobertura nas zonas do Campo Alegre e Monte dos Burgos. As linhas funcionarão com intervalos de 30 minutos, ligando áreas como Bolhão, Castelo do Queijo, Aliados, Matosinhos e o Aeroporto.
Já a Rua Sá da Bandeira, por sua vez, será o novo destino final para as linhas 305, 700, 800, 801, 7M, 8M e 9M, que asseguram a ligação a zonas como Fernão Magalhães, São Roque, Gondomar, Valongo e S. Pedro da Cova, também com frequência de 30 minutos.
A Trindade receberá as linhas 600, 2M, 3M e 4M, que servem principalmente o eixo Amial, com circulação a cada 15 minutos. O Bolhão será o ponto final das linhas 502, 701, 702 e 5M, com destaque para as ligações à Boavista, Areosa, Codiceira, Travagem e Ermesinde, também com reforço de frequência.
Em Vila Nova de Gaia, também estão previstas alterações. A partir das 19h00 do dia 23:
- As linhas 901 e 906 deixarão de chegar ao centro de Gaia e passarão a terminar no Candal. Para seguir viagem, os passageiros poderão utilizar as linhas 904 e 905.
- As linhas 904, 905 e 10M passarão a ter o seu último ponto de paragem na Avenida da República, junto à Câmara Municipal.
- A linha 12M manterá o serviço noturno habitual, ligando o Porto ao Hospital Santo António, em Gaia.
Devido às restrições de trânsito habituais nas celebrações, quatro linhas serão suspensas a partir das 19h00 do dia 23. Neste caso, as linhas 403, 500, 900 e 11M ficarão temporariamente fora de operação, retomando o serviço no dia 24 com o horário aplicável a domingos e feriados.