Na época desportiva de 2023/24, o formato das competições europeias vai variar, tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa. Quem já ficou a conhecer os seus adversários foi o FC Porto, após sorteio feito esta sexta-feira, dia 30 de agosto.
Na “lotaria” realizada no Fórum Grimaldi, em Monte Carlo, os dragões apanharam alguns clubes com elevada reputação e que prometem ser “ossos duros de roer”, para os comandados por Vítor Bruno.
Posto isto, os dragões vão jogar contra:
- Manchester United (casa)
- Lazio (fora)
- Olympiacos (casa)
- Maccabi Tel-Aviv (fora)
- Midtjylland (casa)
- Bodø/Glimt (fora)
- Hoffenheim (casa)
- Anderlecht (fora)
O novo formato
A grande diferença do atual formato para o antigo é que, em vez de uma fase de grupos disputada a 4, teremos uma espécie de liga. Este contemplará 36 equipas.
De acordo com o próprio regulamento da Liga Europa, “cada participante defronta oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançam directamente para os oitavos-de-final”
Já as equipas que ficarem entre o 9º e o 24º lugar, “disputarão o play-off da fase a eliminar, com os vencedores desses duelos a avançarem para os oitavos-de-final”.
Recorde-se que, a partir desta edição, já não há “descidas de divisão”, diretamente da Champions. O FC Porto venceu a prova em 2003 e 2011, sendo que irá lutar pelo “triplete” a partir de 25 ou 26 de setembro.
A final vai ser disputada no dia 21 de maio. Ainda falta saber a ordem das jornadas, que serão depois sorteadas.
Foto: UEFA