
Tal como a VIVA noticiou recentemente, a tradição e o simbolismo das máscaras ibéricas vão invadir Vila Nova de Gaia nos dias 23 e 24 de maio, com a realização do FIMI – Festival Internacional da Máscara Ibérica.
Depois de edições anteriores em outras localidades, o evento regressa ao Norte de Portugal com a promessa de dois dias intensos de celebração cultural, onde se cruzam os sons, cores e personagens das tradições populares de Portugal e Espanha.
Durante o festival, as ruas de Gaia vão encher-se de caretos, figuras mascaradas e grupos de música tradicional. O ponto mais aguardado acontece na tarde de sábado, 24 de maio, quando cerca de 500 participantes desfilarão a partir das 16h30.
Estes irão iniciar o percurso na ponte Luís I, atravessando a marginal da Beira-Rio e terminando junto ao Espaço Corpus Christi, no Cais de Gaia. Como avança a Câmara de Gaia, no seu portal de notícias oficial, devido ao desfile, estão previstos vários condicionamentos de trânsito, a saber:
– Interrupção de trânsito na Rua Rodrigues de Freitas, entre a Alameda da Serra do Pilar e a Avenida da República, das 15h30 às 16h30;
– Interrupção de trânsito na Calçada da Serra, entre a Rua Cabo Simão e a Rua do Pilar, das 15h30 às 17h30;
– Interrupção de trânsito na Rua do Pilar, entre a Calçada da Serra a Rua da Fervença, das 15h30 às 17h30;
– Interrupção de trânsito na Rua de Guedes Amorim, entre a Rua General Torres e a Rua do Pilar, das 15h30 às 17h30;
– Interrupção de trânsito na Rua da Fervença, entre a Rua do Pilar e Rua General Torres, das 15h30 às 17h30;
– Interrupção de trânsito na Rua General Torres, entre a Rua da Fervença e o Largo Luís I, das 16h00 às 18h00;
– Interrupção de trânsito na Rua Cabo Simão, entre a Calçada da Serra e a Rua General Torres, e entre a Rua Casino da Ponte e a Rua General Torres, das 16h00 às 18h00.
Mais detalhes sobre o impacto na mobilidade podem ser consultados aqui.