
A cidade do Porto será palco, entre os dias 4 e 8 de junho, de um conjunto de cinco propostas culturais gratuitas promovidas pelo programa Cultura em Expansão. Espalhadas por diferentes locais da cidade, as iniciativas contemplam música, atividades para famílias e uma assembleia comunitária.
De acordo com a autarquia portuense, a programação arranca na quarta-feira, dia 4, pelas 19h, no Auditório Capela do Monte Pedral, com a apresentação da performance “Entra a duzentos, sai a cem”.
O espetáculo, dirigido por Carlos Silva, junta alunos do Balleteatro Escola Profissional à comunidade sénior do Centro Comunitário do Monte Pedral, numa criação integrada no projeto Memórias de um Corpo, dedicado à dança contemporânea e à valorização do envelhecimento ativo.
Na quinta-feira, 5 de junho, pelas 17h, a proposta desloca-se até à Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira Torres Vermelhas. É aí que se realiza a oficina participativa “Encontros d’Alegria”, com o grupo de voz e adufes Conjunto d’Alegria, criado este ano no âmbito do mesmo programa, com a colaboração de Rita Só e Liliana Abreu. A sessão é aberta a todos os interessados, que são convidados a cantar e a tocar adufe.
Na sexta-feira, dia 6, o destaque vai para a Assembleia comunitária TUP, agendada para as 21h30 na Sede do Teatro Universitário do Porto. Trata-se de um momento de partilha e reflexão sobre questões sociais e culturais, com enfoque no processo criativo do grupo anfitrião, aberto à participação do público.
Sábado, 7 de junho, às 10h, o Aurora – Espaço Artístico de Aprendizagem recebe uma atividade pensada para os mais pequenos: “Entre Paninhos – Bebé em Cena”. Trata-se de uma oficina sensorial que propõe a bebés e cuidadores o uso de tecidos como elementos de jogo, conforto e criação, seguida de uma conversa dirigida aos adultos sobre a importância desses materiais na construção de memórias afetivas.
A semana cultural termina no domingo, 8 de junho, às 11h, com a oficina “Há um rio nesta gota”, dinamizada pelo coletivo Frenesim na Associação Nun’Álvares de Campanhã. Nesta sessão, dirigida a todas as idades, será possível experimentar a fusão entre música tradicional e eletrónica através de instrumentos não convencionais — cerca de 50 no total.
Todas as atividades têm entrada gratuita. Algumas requerem inscrição prévia, que pode ser feita através do e-mail [email protected]. No caso da oficina de domingo, os bilhetes devem ser levantados no local, uma hora antes do início.
Foto (crédito Susana Neves, via CMP)