
Na zona Norte do país, uma das obras mais esperadas dos últimos tempos tem sido a variante entre a Maia e a Trofa. Tal como avança o Jornal de Notícias (JN), esta já se encontra parcialmente feita, faltando agora o troço até Famalicão.
O mesmo meio noticioso refere que, em princípio, as obras devem ficar concluídas até ao mês de agosto. Como dito anteriormente, trata-se de uma obra que, durante vários anos, foi desejada pela população.
De momento, já é possível circular em dois dos troços da variante à EN14. Ou seja, por agora, os condutores já conseguem circular entre a Maia e a Trofa, num percurso a rondar os 8 quilómetros. O percurso entre a Trofa e Famalicão, por sua vez, é de 2,5 quilómetros.
Nas palavras da Infraestruturas de Portugal (IP), a última etapa “[entra] ao serviço este ano”. Este engloba uma nova ponte sobre o Rio Ave e uma ligação à rotunda de Santana, em Ribeirão, no município famalicense.
O objetivo desta empreitada é reduzir o grande volume de trânsito que se verifica na EN14. Consta que, todos os dias, entre a Trofa e Famalicão, circulam cerca de 22.000 veículos. Quem se pronuncia sobre a situação é Pedro Carreira.
O administrador da Continental realça as dificuldades de transporte para a zona da fábrica, em Ribeirão. Pedro Carreira refere que “é incompreensível” como é que uma via tão necessária à região demorou tantos anos a ser construída.
O próprio revela ainda que houve “atraso” em alguns projetos da marca, já que a falta de acessos era um claro problema. Espera-se que, em 2027, o trânsito médio diário ronde os 21.000 veículos, no percurso que compreende o nó da A3, em Lantemil, e a rotunda do interface rodoferroviário.
A obra deverá ficar pronta, na sua totalidade, até ao mês de agosto.