A Câmara do Porto vai exercer o direito de preferência sobre um imóvel, contíguo ao Palácio de Cristal, com a finalidade de expandir a área dos seus jardins. A proposta foi aprovada esta terça-feira em reunião de Executivo municipal.
Refira-se que o contrato será celebrado pelo valor de 950 mil euros, um montante que o Município do Porto considera “equilibrado” após ter promovido a avaliação de um imóvel localizado na Rua de Entre Quintas, composto por duas parcelas que ficam “paredes-meias” com o espaço verde que compõe os jardins do Palácio de Cristal.
Com esta aquisição, salienta a proposta, o objetivo da Câmara é “reabilitar o edificado urbano em ruínas, considerando o seu interesse histórico para a cidade do Porto e pretendendo ampliar os jardins do Palácio de Cristal”.
Após a aprovação da maioria do Executivo, a proposta seguirá agora para ratificação da Assembleia Municipal, necessitando depois da aquisição do visto prévio do Tribunal de Contas.
Recorde-se que em 2017, a autarquia do Porto investiu cerca de 1,3 milhões de euros na recuperação dos jardins do Palácio de Cristal.