PUB
Recheio 2024 Institucional

Valongo lança novo catálogo online para bibliotecas

Valongo lança novo catálogo online para bibliotecas
A Câmara de Valongo vai apresentar esta sexta-feira o novo catálogo ‘online’ das bibliotecas do concelho, obra que reúne mais de 36 mil monografias, indicou a autarquia, que com esta medida pretende “aprofundar a relação com os cidadãos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O “Catálogo Online das Bibliotecas de Valongo” está disponível em http://valongo.bibliopolis.info/ e, além do acesso ao inventário da Biblioteca de Valongo e dos polos de leitura de Ermesinde e de Alfena, o novo catálogo permitirá, numa segunda fase, aceder à rede das bibliotecas escolares, disponibilizando uma ligação para cada um dos seis agrupamentos escolares do concelho.
“As bibliotecas são centros de informação que devem ser acessíveis a qualquer pessoa e em qualquer lugar. Por isso, e porque acreditamos que é nosso dever apostar no investimento em todas as áreas de formação da cidadania, decidimos dar mais um passo de gigante na modernização da relação da nossa câmara com todos os cidadãos e cidadãs”, lê-se na mensagem do autarca, José Manuel Ribeiro.
O presidente de Valongo vincou que de “forma simples todos os utilizadores poderão estabelecer ligação direta com a informação, podendo pesquisar à distância bem como reservar e renovar os documentos que são alvo do seu interesse ou necessidade consultiva”.
O catálogo reúne um fundo documental tratado de cerca de 36 200 monografias e informação da autarquia de Valongo aponta que “com o objetivo de promover o livro e a leitura, procedeu-se à aquisição de novos livros”, algo que, refere nota remetida às redações, “não acontecia há mais de cinco anos”.
No final de 2015, foram comprados 271 monografias e 20 suportes multimédia, num investimento de aproximadamente quatro mil euros, investimento que, apontam os responsáveis, “tendo em consideração a política de empréstimo de livros por períodos de 15 dias, dará a oportunidade de leitura a pelo menos 6.504 cidadãos, que de outra forma estariam impossibilitados por carência económica de aceder às novas publicações”.
No início deste ano foram adquiridas obras de 17 autores do concelho, no valor de 627 euros.
Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Valongo venceu recentemente, com um projeto que envolveu centenas de alunos, o Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, atribuído pela Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil