PUB
Encomendas Páscoa Pingo Doce2

Valongo com nova sala multissensorial para crianças com necessidades especiais

Valongo com nova sala multissensorial para crianças com necessidades especiais
Valongo dispõe de uma nova sala multissensorial dedicada a crianças com necessidades educativas especiais, um projeto que saiu vencedor do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) mas que, além da câmara, envolveu a comunidade de Alfena.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A nova sala multissensorial ‘snoezelen’ foi inaugurada na escola básica de Alfena, freguesia de Valongo, e vai servir a comunidade escolar, dando prioridade às crianças que frequentam a unidade multideficiência do Agrupamento de Escolas local.
A sala multissensorial tem como objetivo a estimulação sensorial e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão dos alunos.
O projeto – que foi um dos vencedores da vertente escolar do OPJ de Valongo em 2016 e que foi proposto por quatro jovens – resulta dos 10.000 euros atribuídos pela câmara municipal e “da ajuda de empresas e pessoas de Alfena que acabaram por se envolver muito na causa”, indicou à agência Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro.
“A escola aproveitou a oportunidade e mobilizou-se. Fiquei contente com a concretização deste projeto porque apanhou o verdadeiro espírito do OPJ”, disse o autarca.
Em 2016 saíram vencedores do OPJ Valongo quatro projetos: dois de vertente escolar e dois de âmbito geral.
Para dia 17 de julho está reservada a inauguração de um monobloco na escola básica e secundária de Campo, estrutura que servirá as atividades da associação de estudantes.
Também o Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, com a aplicação de uma teia técnica, e um promotor particular, com um projeto para implementação de um skate parque, saíram vencedores no ano passado.
O OPJ Valongo destina-se a jovens dos seis aos 35 anos de idade, visando “facilitar o seu envolvimento de uma forma mais construtiva e participada na comunidade, através da criação de um pensamento dinâmico e crítico, permitindo não só que apresentem ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem”, descreve documentação sobre a iniciativa.
A Câmara de Valongo tem vindo a duplicar a verba atribuída, assim como o número de projetos vencedores, sendo que no primeiro ano foram disponibilizados 10.000 euros para a concretização de um projeto e este ano estão cabimentados 80.000 euros para oito projetos: quatro de âmbito escolar e quatro de âmbito concelhio.
O vereador da Educação, Orlando Rodrigues, revelou  que o OPJ Valongo 2017 recebeu 50 candidaturas e mais de 30 foram consideradas válidas.
A votação das propostas começa ainda este mês e a divulgação dos vencedores está agendada para 1 de julho no Fórum de Ermesinde.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4