PUB
Recheio 2024 Institucional

Valongo assinala 180 anos do concelho com intercâmbio cultural

Valongo assinala 180 anos do concelho com intercâmbio cultural
A autarquia de Valongo vai promover um intercâmbio cultural com jovens romenos, noruegueses e finlandeses no âmbito das comemorações dos 180 anos do concelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O programa “Saber dos Sons – um dia, uma logomarca” decorre desta quarta a segunda-feira, envolvendo quase meia centena de estudantes estrangeiros, aos quais se somam alunos dos agrupamentos locais.
De acordo com nota da Câmara de Valongo, os jovens vão conhecer as seis logomarcas do concelho (Serras e Rios, Regueifa e Biscoitos, Ardósia, Bugios e Mourisqueiros, Brinquedo Tradicional Português e Património Religioso).
“Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer a história e a cultura de Valongo de uma forma inovadora, através do ritmo. Além das visitas aos ex-líbris do concelho, durante o intercâmbio serão realizados workshops de percussão”, lê-se na descrição da iniciativa.
O objetivo deste trabalho é a criação de um marco comemorativo e alusivo aos 180 anos de Valongo, utilizando biscoitos, lousas e outros elementos alusivos ao concelho.
Depois da receção aos estudantes, o programa continua com oficinas de confeção de biscoitos e de brinquedos tradicionais, plantação de árvores e visitas às minas de ardósia, entre outras atividades.
A Serra de Santa Justa, o Museu da Lousa, a Fábrica Paupério, a Fábrica de Brinquedos Pepe Jato, a Oficina de Brinquedos César, o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, a Igreja Matriz de Valongo e a Igreja de Santa Rita e Convento da Formiga são alguns dos locais que fazem parte do roteiro deste intercâmbio cultural.
O programa termina na segunda-feira, no Fórum Cultural de Ermesinde, com o concerto “Clava alusiva aos 180 anos do Concelho de Valongo”, que terá entrada gratuita.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem