CMPorto

Vai viajar de carro? Saiba como ter uma road trip segura

Vai viajar de carro? Saiba como ter uma road trip segura

Com a chegada do verão e o tempo mais quente milhares de portugueses começam a planear as férias. Esta é também a altura em que muitos partem em viagem de carro pelo país, em direção ao tão ansiado descanso.

Para que sejam evitados acidentes e tenha uma viagem tranquila reunimos algumas dicas apresentadas pela Liberty Seguros para que chegue em segurança ao seu destino. Assim, antes de qualquer viagem é fundamental verificar se o automóvel está em boas condições de funcionamento. “Conferir o estado e a pressão dos pneus, o estado da bateria e o nível do óleo são alguns dos procedimentos mais relevantes que deve ter em consideração antes de iniciar o seu percurso”.

Planificar a viajem para saber antecipadamente quanto tempo irá demorar até ao destino e onde terá áreas de descanso para o caso de serem necessárias, pode ser também uma grande ajuda. Deve também ter em conta “qual a previsão do tempo e que leva o necessário, nomeadamente água e snacks e um kit de primeiros socorros”.

Preferencialmente viaje durante o dia e descanse bem antes de iniciar uma viagem longa. “Caso tenha de conduzir durante a noite e sinta que está a ficar demasiado cansado, pare numa estação de serviço ou encoste o carro na berma”. Caso esteja acompanhado e, se for possível, alterne a condução com o outro passageiro.

Não utilize o telemóvel enquanto conduz, coloque-o em silêncio, para evitar distrações e caso precise de utilizá-lo, pare o veículo numa zona própria para o efeito. Garanta também que cumpre sempre os limites de velocidade estipulados, pois além de ser mais seguro, estará também a fazer um consumo mais eficiente do combustível.

Utilize sempre o cinto de segurança, uma vez que “são uma das melhores formas de reduzir ferimentos em acidentes de viação e a sua não utilização continua a ser uma das principais causas de morte nas estradas”.

Referir ainda que não deve ingerir bebidas alcoólicas quando conduz. Controle também a quantidade de carga, certificando-se que “todos os itens estão arrumados de forma segura no porta-bagagens e, caso tenha alguma carga em risco de se deslocar durante o percurso, tenha em consideração as medidas necessárias para a sua segurança e a de todos os passageiros”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes