PUB
Recheio 2025

Vai ser possível andar na Linha de Leixões (grátis) durante 2 dias

Vai ser possível andar na Linha de Leixões (grátis) durante 2 dias

A reativação do serviço de passageiros na Linha de Leixões tem vindo a revelar-se um sucesso, com 50.844 validações registadas no primeiro mês de operação. Para incentivar ainda mais a adesão, a CP – Comboios de Portugal vai disponibilizar viagens gratuitas nos dias 22 e 23 de março, através da distribuição de vouchers.

Desde a reabertura da linha, a 9 de fevereiro de 2025, como refere o JN, o número de passageiros tem vindo a aumentar de forma constante, com um pico diário a rondar as 2.500 validações em dias úteis. Segundo a CP, o apeadeiro do Hospital de São João destaca-se como o mais movimentado, reflexo da importância deste eixo ferroviário na mobilidade urbana.

O presidente do Conselho de Administração da empresa, Pedro Moreira, sublinha que o sucesso da linha sempre esteve dependente da implementação dos novos apeadeiros – Hospital de São João e Arroteia – bem como da integração com outras soluções de transporte e afirma que estão confiantes de que os níveis de procura irão superar as previsões iniciais.

Viagens gratuitas nos dias 22 e 23 de março

Para reforçar a aposta na Linha de Leixões, a CP irá oferecer viagens gratuitas nos dias 22 e 23 de março, mediante a apresentação de um voucher. Estes bilhetes gratuitos de ida e volta serão distribuídos em diferentes locais e horários:

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
  • Estação de Porto-Campanhã:
    • 17 de março – das 6h30 às 12h30
    • 21, 22 e 23 de março – das 6h30 às 18h30
  • Estações e apeadeiros da Linha de Leixões (Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio):
    • 22 e 23 de março – das 6h30 às 18h30

Os vouchers permitirão viajar em qualquer comboio da Linha de Leixões, dentro do percurso entre Campanhã e Leça do Balio.

Horários e operação do serviço

A reabertura deste eixo ferroviário foi concretizada através de um protocolo entre a CP, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal. O serviço disponibiliza 60 comboios nos dias úteis, com 30 circulações por sentido e frequência reforçada durante as horas de ponta da manhã e da tarde.

Aos fins de semana e feriados, a oferta ajusta-se para 34 circulações diárias (17 por sentido). A linha permite viagens diretas entre Ovar e Leça do Balio, sem necessidade de transbordo em Porto-Campanhã, bem como ligações frequentes entre Campanhã e Leça do Balio, passando por Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta e Arroteia.

A crescente adesão demonstra a importância desta infraestrutura para a mobilidade na Área Metropolitana do Porto, consolidando a Linha de Leixões como uma alternativa eficiente e sustentável para milhares de passageiros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer