PUB
Philips S9000

Vai ser o “Colapso” no Porto com nova exposição que estreia já no sábado

Vai ser o

A Galeria Municipal do Porto recebe, a partir deste sábado, dia 14 de março, uma nova proposta artística de Silvestre Pestana. A exposição, intitulada “Colapso”, será apresentada no primeiro piso do espaço e tem curadoria de João Laia.

O projeto assume uma dimensão de grande escala e propõe uma reflexão sobre o impacto da tecnologia no mundo contemporâneo. Através da poesia experimental, a obra questiona a forma como o progresso técnico influencia o quotidiano, explorando temas como a promessa de inovação e o desgaste que acompanha a evolução tecnológica.

Desde os anos 1960, Silvestre Pestana tem desenvolvido um percurso artístico que atravessa diferentes linguagens, incluindo performance, vídeo, fotografia e meios digitais. A sua produção cruza frequentemente arte e tecnologia, investigando conceitos como o corpo enquanto forma de expressão, a imagem em movimento e o papel dos primeiros computadores na criação artística.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesta nova criação, o artista volta a utilizar o LED como elemento central. O dispositivo surge simultaneamente como ferramenta visual e símbolo cultural, sendo explorado enquanto metáfora de saturação tecnológica e de possíveis sinais de obsolescência (via CM Porto).

A instalação convoca referências à paisagem urbana através de sinais visuais e textos, retomando ideias presentes em trabalhos anteriores e abrindo espaço a novas experiências poéticas.

A exposição ficará patente até 28 de junho na Galeria Municipal do Porto. A inauguração acontece no dia 14 de março, a partir das 16h00, momento em que serão também apresentados outros dois projetos expositivos: “Comissões” e “Pele do Mar”. A entrada é livre.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhcer