No último domingo do ano, 29 de dezembro, as ruas do Porto acolhem a tradicional Corrida de São Silvestre. Trata-se de um evento emblemático na cidade, promovido pela RunPorto, que reúne este ano 16 mil participantes provenientes de 51 países e quatro continentes. Na sua 30.ª edição, o trajeto volta a passar pelo Túnel de Ceuta.
Durante a conferência de imprensa, realizada esta terça-feira no Palácio da Bolsa, Catarina Araújo, vereadora do Desporto, descreveu a S. Silvestre como “uma prova especial” (via Câmara do Porto).
A própria acrescenta ainda que “ao longo de três décadas, esta corrida consolidou-se como um dos símbolos do desporto da nossa cidade, mas também um exemplo de como ele pode unir, inspirar e transformar. É uma festa, é um símbolo do desporto e do que ele pode ser”.
É a primeira vez na história da Corrida São Silvestre em que nº de mulheres inscritas é superior ao nº de homens
Nas palavras de Catarina Araújo, é a primeira vez, desde que a Corrida de São Silvestre existe no Porto, que o número de mulheres participantes supera o número de homens participantes. Será, portanto, um marco histórico para uma corrida muito popular na cidade.
“É uma notícia muito feliz, ter cada vez mais mulheres a praticarem desporto. O município do Porto tem como aposta estratégica uma aposta no desporto feminino e este só pode ser um motivo de orgulho para todos” – considera a vereadora.
Na sua intervenção, aproveitou ainda para salientar os valores promovidos pela corrida, que se baseiam em trabalho em equipa, solidariedade e entreajuda. Este ano, os participantes são convidados a contribuir com alimentos, que serão doados à Legião da Boa Vontade.
A apresentação do evento contou ainda com a presença de César Navio, administrador da Ágora, Sara Moreira, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e Paulo Tomás Santos, vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude.
A 30.ª edição da Corrida São Silvestre do Porto terá uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km. O início está agendado para as 18h do dia 29 de dezembro, na Avenida dos Aliados.