Já são conhecidos os dez finalistas da segunda edição do concurso “O Melhor Croissant à Moda do Porto”. A seleção foi feita após uma prova realizada na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, sendo que a grande final está agendada para 22 de junho, na Caetano Auto Maia.
Entre os apurados estão casas de vários pontos da região: Allegro Confeitarias (Porto), Bolos do Folheta (Póvoa de Varzim), Confeitaria Nova Real (Porto), Crescente Padaria Artesanal (Santa Maria da Feira), Doce Alto 4 Caminhos (Vila Nova de Gaia), Doce Mar by Nova Real (Porto), FARIÑA (Matosinhos), Maison do Couto (Vila Nova de Gaia), Nougat Pâtisserie (Paços de Ferreira) e O Pasteleiro (Vila do Conde).
“A seleção resultou de uma prova cega, sem identificação dos participantes, tendo sido avaliados critérios como técnica de confeção, sabor, textura da massa e aspeto visual. O mesmo modelo será aplicado na final”, sublinha a organização da iniciativa.
O júri foi liderado por Olga Cavaleiro e contou com vários especialistas da área. No final da prova, destacou-se o nível apresentado pelos concorrentes (via Sapo).
“Foi uma prova muito consensual entre o júri e promete uma final em cheio! Veio confirmar que vale a pena fazer este tipo de concursos, pois a qualidade tem melhorado de ano para ano e as pessoas aceitam com grande sentido de responsabilidade fazer O Melhor Croissant à Moda do Porto”, afirmou Olga Cavaleiro.
Até à decisão final, os dez concorrentes passam a integrar a chamada Rota d’O Melhor Croissant à Moda do Porto, um guia que pretende valorizar esta especialidade típica, conhecida pela massa tipo brioche, textura macia e acabamento com calda de açúcar.
O concurso é promovido pelas Edições do Gosto e pela revista Manja, com o apoio de parceiros institucionais ligados ao setor.