PUB
Galiza

Vai nascer um novo viaduto em Gaia com investimento de 500.000€

Vai nascer um novo viaduto em Gaia com investimento de 500.000€

Esta quinta-feira, dia 10 de abril, ficou oficializada a nova passagem ciclopedonal que vai ser construída em Gaia. De acordo com o Jornal de Notícias, a mesma será concebida sobre a A1, na zona dos Jardins da Arrábida.

Segundo a mesma fonte de informação, este viaduto destinado a bicicletas e peões permitirá a ligação à estação da Linha Rubi (H) da Metro do Porto, que irá nascer no local. A cerimónia aconteceu esta quinta-feira, contando com a presença da Câmara de Gaia, da SOCEI, da CRL e da Efimóveis – Imobiliária.

Conforme foi apurado, as obras no local vão demorar cerca de 3 meses. Tal como consta na minuta do contrato, o objetivo também passa por garantir segurança “nas áreas adjacentes ao loteamento e que hoje já aproveitam as áreas de circulação criadas no contexto da promoção das diferentes operações urbanísticas ocorridas nos diferentes lotes”.

Na prática, o viaduto vai estabelecer ligação entre três zonas nevrálgicas de Gaia: os Jardins da Arrábida, o Colégio Cedros e a futura estação de metro da Linha Rubi que irá nascer no local O investimento será de aproximadamente 500.000 euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O que diz o presidente da Câmara de Gaia?

Acerca desta intervenção, quem se pronunciou foi o presidente da Câmara de Gaia. No entender de Eduardo Vítor Rodrigues, fica a faltar a aprovação oficial da Infraestruturas de Portugal (IP), para que a obra prossiga em breve.

Citado pelo JN, o autarca refere que “esta infraestrutura vai permitir vencer a barreira criada pela A1, descongestionando e facilitando o acesso ao transporte público, resultando de um trabalho em rede com os parceiros no terreno”.

Acerca da construção deste viaduto ciclável, sabe-se que a obra ficará ao encargo da Efimóveis. Já a Câmara de Gaia, por sua vez, ficará responsável por promover as intervenções necessárias à requalificação do espaço público. Entre estas, por exemplo, a colocação de iluminação pública ou até sistemas de videovigilância.

Foto de Capa Ilustrativa (via X – Metro do Porto)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3