Ao que tudo indica, está prestes a nascer um novo “retail park” (parque de retalho), na zona da Póvoa de Varzim. Quem dá conta dessa informação é a própria Retail Mind, consultora e gestora do projeto, em nota enviada à imprensa.
Segundo a fonte referida, juntamente com o parque da Póvoa de Varzim, é de prever que também vá nascer mais um no Norte do país, neste caso, em Felgueiras, assim como em Cantanhede e Ponta Delgada
Feitas as contas gerais, trata-se de um total de 150 milhões de euros investidos, que deverão dar origem a mais 2000 postos de trabalho. Em termos de área bruta locável (ABL), o novo parque na Póvoa de Varzim terá 21.000 metros quadrados e 20 lojas no total.
Deste total de lojas, já 80% estão comercializadas, sendo também importante referir que vão existir 550 lugares de estacionamento. As obras, realizadas em parceria com o FVC Group, terão início no primeiro trimestre de 2025, e a abertura está prevista para o final de 2026.
Tal como explica a Retail Mind, os empreendimentos prometem trazer benefícios significativos para as comunidades locais, tanto do ponto de vista económico como social. Recorde-se que, à data, a marca também tem iniciativas semelhantes em Monção, Ponte de Lima, Évora e Alcantarilha.
Nas palavras do CEO da Retail Mind, trata-se de um tipo de empreendimento que tem vindo a receber um aumento de procura, por causa do seu formato.
“É um modelo que permite maior comodidade ao cliente. Pós-covid, acentuou-se a necessidade das pessoas em fazerem compras em espaços mais amplos, com entrada e saída de loja mais prática, diretamente para o exterior. Há mais segurança, facilidade e conveniência” – refere Vítor Rocha.
Já em Felgueiras, por exemplo, o projeto será erguido nas antigas instalações da Belcor, com uma ABL de 11.000 metros quadrados e inauguração planeada para o primeiro semestre de 2025.
Este retail park terá oito lojas, um posto de combustível e uma área residencial com 104 apartamentos em condomínio privado.