Está prestes a nascer, em Ramalde, a nova sede da Arena Liga Portugal de futebol. A inauguração vai acontecer no dia 13 de dezembro, sexta-feira, e o edifício vai ter campo de jogos, museu e auditório para 300 pessoas.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), o projeto vai ser levado a cabo pelo atelier de arquitetura OODA. O objetivo é dar uma nova vida à sede da Liga e fazer dela uma espécie de ponto de encontro entre cidade, futebol e comunidade.
“O edifício da nova sede da Liga Portuguesa de Futebol foi projetado para integrar muito mais do que apenas os escritórios e áreas administrativas da instituição. Recebe programas distintos de caráter lúdico e desportivo. Desde a sua génese, o edifício foi pensado para fortalecer a conexão entre a cidade envolvente, a comunidade e a própria instituição da Liga” – explica João Jesus.
O sócio da OODA acrescenta que “em resumo, o edifício funciona como um ícone no perfil da cidade, representativo da instituição que acolhe e uma âncora do tecido comunitário e natural que o envolve”.
No fundo, é de prever que seja um local destinado a encontros e criação de negócios, tanto em contexto nacional como internacional. Segundo a mesma fonte, vai ser equipado de tecnologia avançada e tem o fito de promover a formação e o coworking.
Terá ainda uma incubadora de empresas, que vai ter até 9 salas, que irão ser a “casa” de 9 startups ligadas ao futebol. Na prática, a sede da Liga vai ser dividida em duas partes: cobertura verde com passagem pública e um edifício cúbico privado.
Por fim, importa ainda referir a existência de uma praça central grande, que terá campo de jogos, museu, loja, lobby e auditório. Esta será também “um ponto de encontro público”. A inauguração é feita esta sexta-feira, dia 13 de dezembro.