
“Vai nascer o melhor bairro de habitação municipal jamais construído em Portugal. O processo de contratação terminou, depois da autarquia ter ganho os vários processos judiciais que foram levantados por concorrentes”, anuncia a Câmara do Porto, no seu portal de notícias.
Este será o primeiro bairro de classe energética A+ em Portugal. O empreendimento realojará todas as 52 famílias que moram no local e ainda sobrarão perto de 20 casas para novos inquilinos municipais.
De acordo com o vereador da habitação Manuel Pizarro, “o modelo implementado pelo executivo de Rui Moreira permitirá fazer a obra, sem qualquer custo para o município”.
O projeto foi apresentado esta terça-feira aos vereadores, em reunião de executivo, depois do Tribunal de Contas ter aprovado o contrato. “Aproveitando o terreno onde estava implantado o bairro Rainha Dona Leonor, em três blocos muito degradados e cheios de placas de amianto, a Câmara do Porto lançou um concurso público, obrigando o vencedor construir primeiro a habitação social de alta qualidade e, no final, ao lado, um bloco de habitação para venda”, explica a autarquia.
Este modelo “permitirá construir habitação social de elevada qualidade, manter todos os inquilinos no local, alojar novos inquilinos municipais a custo zero, já que serão os privados a fazer todas as obras. O risco para a autarquia é, por outro lado, nulo, já que os empreendedores apenas poderão avançar com a habitação particular após a entrega da habitação social”.
As casas terão vista para o rio e para a Foz e serão de várias tipologias, de T1 a T4, havendo até apartamentos duplex. O empreendimento terá ainda espaços comuns e sociais, de lavandaria, sala de estudo e de moradores. O espaço público será totalmente requalificado pelo empreendedor.