
O grupo Sana Hotels vai avançar com a construção de uma unidade hoteleira de cinco estrelas no centro da cidade de Vila Nova de Gaia. Serão criados cerca de cem postos de trabalho.
O projeto, da autoria do Grupo Sana, vai nascer na Rua Camões, perto da Praceta Salvador Caetano e da Avenida da República, no centro de Vila Nova de Gaia.
O hotel de luxo “terá um spa, uma sala com potencial para um centro de congressos. É muito mais do que um mero hotel de quartos”, salientou o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
“É a classe de ouro do grupo Sana”, adiantou o autarca. A perspetiva inicial de investimento ascendia aos 30 milhões de euros, e incluía a construção de “uma mega torre”. No entanto, o projeto teve de ser alterado. “Tinham uma expectativa muito elevada de intervenção, mas tiveram de refazer o projeto porque não aceitamos alguns pormenores, mas mantêm a intenção. Aliás, comprometeram-se a, independentemente da evolução do mercado e da pandemia, a avançar”, assegura Eduardo Vítor Rodrigues.
De acordo com o autarca, o grupo será obrigado a requalificar o quarteirão envolvente, o que levou o vice-presidente da Câmara de Gaia, que é adjunto ao presidente para a área do planeamento urbanístico e política de solos e licenciamento urbanístico, a sugerir a isenção a 100% de taxas municipais.
“É um processo com mais de cinco anos e nunca desistiram. Vai gerar mais de 100 postos de trabalho diretos, fora os indiretos. Será um edifício emblemático à cota alta. Toda a zona será requalificada e o hotel será a alavanca dessa requalificação. Sugiro uma discriminação positiva aos 100%”, disse Patrocínio Azevedo, segundo a Agência Lusa.
A proposta de isenção total foi aprovada por unanimidade na reunião camarária de segunda-feira.