
Em Vila Nova de Gaia, mais concretamente na Rechousa, as antigas instalações da Soares da Costa vão ganhar uma nova vida. O espaço vai ser transformado num centro empresarial, que acolherá cerca de 400 novos postos de trabalho.
De acordo com o Jornal de Notícias, este novo centro empresarial vai ser uma espécie de mistura entre logística, retalho e comércio. Na perspetiva de Ricardo Martins, administrador do grupo Ferreira Martins, “até abril tudo deverá estar aberto ao público”.
O próprio acrescenta ainda que, em todo o processo, “a Câmara de Gaia foi amiga do investidor. Sentimos conforto. O município foi célere e pró-ativo”.
Sabe-se que o Gaia Park, nome que será dado ao edifício, resulta de um investimento a rondar os 40 milhões de euros. O financiamento do projeto é pertencente a um fundo da imobiliária Ferreira Martins e às marcas que se instalarão no local.


Nesta fase, sabe-se que “99% do centro já está ocupado” e que a sua localização também pode ser um fator aliciante. Afinal de contas, a proximidade à EN1, A1 e A29 tornam o local conveniente, em termos de acesso.
Para além da vertente comercial, a mesma fonte de informação avança que, no local, haverá ainda um ginásio. A somar a isso, importa também referir a incubadora InovaGaia, que terá escritórios no local.
Como dito anteriormente, no local, moravam as instalações da Soares da Costa. Estas detinham um terreno de 7 hectares que estava sem utilização. Até abril de 2025, espera-se que o Gaia Park entre em funcionamento.